quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Há 25 anos, o título da Divisão Especial


No dia 27 de novembro de 1988, o sonho tornava-se realidade: ao vencer o Ypiranga por 3 a 0 em Vacaria, o Glória conquistava o título da Divisão Especial e garantia o inédito acesso à Primeira Divisão. Era a consagração de uma grande campanha, levada a cabo por uma direção e comissão técnica competentes e um grupo de jogadores que entrou para a história protagonizando a fase mais empolgante do Leão da Serra.

Um quarto de século depois, a recordação daqueles dias não se apaga da memória dos que tiveram o privilégio de testemunhá-los. Lembrança que só faz crescer o desejo de que um tempo tão feliz repita-se em breve. Que o heroísmo das jornadas de 1988 inspire-nos rumo a novas conquistas!

O estado da taça

Em 2005, ainda no sítio do Glória, vi que a taça do título de 1988 estava em precário estado de conservação. De lá para cá, a situação só deve ter piorado. Uma pena.

O vídeo

O vídeo da partida contra o Ypiranga está disponível no YouTube. Um belo documento, apesar da precariedade técnica e da falta de uma narração. Para assisti-lo, clique aqui.

 

Um outro vídeo

Além do vídeo acima, há muitos anos assisti a outro, filmado a partir da marquise da entrada dos vestiários. Sabe-se lá por qual motivo, o cinegrafista perdeu o lance em que Gasperin defende um pênalti, já ao final da partida; em compensação, teve um ângulo privilegiado da torcida que invadiu o gramado para comemorar. O trabalho também exibia imagens da festa de confraternização pelo título, realizada em um restaurante. Infelizmente, esse material não está disponível na internet. Ao menos por enquanto.

Homenagem

Seria interessante se o clube reunisse os campeões para um reencontro, 25 anos depois. Uma homenagem merecida aos heróis de sua maior conquista.