sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fórmula estranha

A fórmula da Segundona deste ano é semelhante à do Gauchão. Semelhante, mas não igual. No 1º turno do Gauchão, os quatro primeiros de cada grupo avançam às fases seguintes, sempre em jogo único; na Segundona, apenas os dois primeiros, e os jogos seguintes são em ida-e-volta. No 2º turno, o Gauchão mantém o sistema, mas na Segundona os quatro primeiros de cada grupo avançam.

Coerência

Se fosse para aplicar na Segundona a fórmula do Gauchão, seria mais coerente manter o formato na íntegra: os quatro primeiros de cada grupo avançariam, tanto em um turno como no outro. E com jogos únicos. Os times de pior campanha teriam a partida em casa sacrificada; em compensação, mais equipes teriam a chance de disputar as vagas. E esse negócio de no 1º turno classificarem-se dois por grupo e no 2º quatro... Maluquice.

Alternativa

Com três vagas em jogo, melhor seria um campeonato em turno e returno, subindo os vencedores de cada um e o melhor colocado na geral, e o título decidido entre os campeões de turno. Mas para aplicar essa fórmula talvez fosse preciso reduzir o número de equipes para 14 ou mesmo 12.