terça-feira, 22 de novembro de 2011

Definida a Segundona 2012

Representantes dos clubes da Segundona participaram ontem do Congresso Técnico da competição, realizado na sede da FGF. Entre outros assuntos, ficou definida a fórmula de disputa para 2012. Na primeira fase, as vinte equipes serão divididas em duas chaves. As seis primeiras de cada uma avançam, enquanto as três últimas caem para a Terceirona.

Os classificados à segunda fase formarão dois hexagonais. Os dois primeiros colocados passam para o quadrangular que definirá os dois promovidos ao Gauchão 2013. Como no ano passado, haverá dois jogos finais para determinar o campeão e o vice.

As chaves da Segundona 2012:

CHAVE 1 – Internacional-SM, Riograndense, 14 de Julho, Riopardense, Guarani-VA, Guarany-Cam, Brasil-Pel, Farroupilha, Rio Grande e São Paulo.

CHAVE 2 – GLÓRIA, Porto Alegre, Sapucaiense, Esportivo, Brasil-Far, Passo Fundo, União, Panambi, Santo Ângelo e Juventus.

Chaves sem surpresas

A composição das chaves não trouxe surpresas em relação ao que já se comentava. A ideia de um decagonal final felizmente não vingou, e teremos uma fase intermediária antes do quadrangular decisivo. Quanto à decisão pelo título, um desgaste a mais no verdadeiro teste de resistência que é a Segundona. Com raras folgas de meio de semana, será difícil administrar elencos em geral reduzidos no intervalo de tantos jogos e viagens sem tempo satisfatório para a recuperação.

E na Chave 2...

Na Chave 2, pelo menos cinco equipes já definiram seus técnicos: Sapucaiense, Juventus, Panambi, Santo Ângelo e União, este último o mais adiantado na formação do elenco. Priorizando as categorias de base, o Porto Alegre não deverá vir com muita força, e o investimento no Brasil-Far será bem menor do que o desta temporada. O Esportivo há pouco definiu sua direção para o próximo ano, quesito em que o Glória ainda patina.

Sotilli segue no PF

Do sempre atento Fábio Martins: Sandro Sotilli anunciou via Twitter a renovação de seu contrato com o Passo Fundo para 2012. “O Glória dormiu no ponto”, segundo o ilustre torcedor.