sexta-feira, 5 de março de 2010

Começa o returno para o Leão


Guarani e Glória, sábado, às 17 horas, no estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires.

“Vai botar uma chapa nessa boca, relaxado!”

No dia 21 de abril de 2005, o Glória jogou pela última vez no Edmundo Feix, o estádio do Guarani-VA. Como era feriado, o Alexandre Borges de Souza convidou para irmos a Venâncio e acompanhar a partida in loco. Foi o a mais longa viagem que fizemos durante nossa fase no site.

O jogo era pela Copa Emídio Perondi, e o Glória ia mal na competição, que definiria os rebaixados. Acossado por lesões, suspensões e pela saída de alguns jogadores, o técnico Bagé tinha apenas 14 atletas à disposição. Com tantos problemas, não era de se esperar outra coisa: vitória do Guarani por 3 a 1. Iberê marcou para o Leão.

Logicamente, a torcida local não queria nem saber dos problemas do Glória e tratou de tripudiar. O Gasolina era um dos mais visados, e chamado de “Gasolina Adulterada”. Bagé também ouviu poucas e boas, tanto que, quando solicitado a dar uma entrevista dentro do campo, veio com uma vontade... Mas acabou concordando e falou pela última vez como técnico do clube: pouco depois, era confirmada sua ida para o Caxias.

No retorno, como não poderia deixar de ser, muito desânimo de nossa parte. O Alexandre resmungava, como de hábito: “Fazer uma viagem dessas para ver o time perder... E ainda por cima ter que aguentar aqueles chinelões da torcida... Um nem dente tinha, deu vontade de responder: ‘Vai botar uma chapa nessa boca, seu relaxado!’” Para mim, foi o que salvou aquele dia: hilário, hilário...

Estreias no Glória

Esqueci de comentar ontem, mas João Paulo e Marcelo Müller fizeram sua estreia pelo Glória na partida contra o Brasil-Far. No atual grupo, apenas os goleiros Dudu e Marcos e o volante Correa Rodríguez ainda não atuaram na Segundona.

Projeções

Cerâmica e Lajeadense jogam hoje em Gravataí e encerram o primeiro turno no Grupo 3. Dependendo do resultado, é possível fazer projeções de quantos pontos serão necessários para a classificação.
Se vencer, o Cerâmica vai aos 9 pontos e sobe para o sexto lugar. Nesse caso, seriam precisos 18 pontos para passar à próxima fase. Se empatar, chega aos 7 pontos e diminui a exigência para 14. Caso perca, o Cerâmica fica com 6 pontos, o mesmo que o Garibaldi, o atual sexto colocado. Nessa hipótese, 13 pontos seriam suficientes, ou mesmo 12, mas dependendo dos critérios de desempate.
Seja qual for o resultado, pode-se dizer que o Glória, hoje com 16 pontos, está praticamente classificado. Se o Cerâmica perder ou empatar, o Leão já terá mais do que exigem as projeções. Em outras palavras: somente uma improvável combinação de resultados tira a equipe vacariense da próxima fase.