sexta-feira, 24 de julho de 2009

Agradecimentos

Ao final da temporada, gostaria de agradecer aos bons leitores do BloGlória pelo prestígio. Creio que o trabalho à frente do site do Glória entre 2005 e 2008 deu credibilidade a este projeto. E fico satisfeito por concluir as atividades em 2009 próximo dos 10 mil acessos. Para um blog pouco divulgado e enfrentando resistências, uma boa marca.
Agradeço especialmente ao Bruno e ao Beto Busin, que sempre fizeram questão de comentar os posts, bem como ao Fábio Martins, pelos toques valiosos, e ao Eduardo Cecconi, do blog Entrevero, que sempre deu crédito ao que se escreveu neste espaço. Valeu, e que a vitória sorria a nós em 2010!

O homem para 2010

Ainda é cedo, mas pediria que se pensasse com carinho em um nome para o ano que vem: Bebeto Rosa, o atual técnico do Riograndense.

Balanço de 2009

O Glória disputou 29 partidas oficias em 2009, todas pela Segundona, com 18 vitórias, 9 empates e duas derrotas. O ataque marcou 54 vezes e a defesa sofreu 18. O goleador foi Giancarlo, com 10 gols. Jovany e Ivanildo foram os que mais atuaram: 26 participações.

Xavier não jogará a 100ª partida

Com a eliminação, Xavier perde a chance de completar 100 jogos oficiais pelo Glória. No empate contra o Cerâmica, chegou a 93. Desde 1976, apenas 12 atletas alcançaram a marca.

Defesa não superou a de 1987

Em um ano de tantos recordes, a defesa não superou um dos mais antigos em vigor no Altos da Glória. A zaga de 1987 continua sendo a de menor média de gols sofridos: 0,57 por partida (14/24). A de 2009 terminou com 0,62. Antes do início da fase semifinal, ostentava 0,50.

Glória x TAC é cancelado

O site da FGF confirmou que o jogo entre Glória e Três Passos, previsto para domingo, não será realizado. Embora o regulamento proíba, já aconteceu nesta Segundona: Santo Ângelo e Guarany-Ba tiveram o confronto na última rodada da segunda fase cancelado em condições semelhantes.

Da arbitragem

“Pão e pães, é questão de opiniães”, escrevia Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas. Houve muita queixa em relação à arbitragem da última partida. No primeiro gol, erro clamoroso contra o Glória: não havia impedimento, mas o domínio com o braço por Maninho foi bastante claro, mesmo à primeira vista e a distância, caso do bandeira, que deveria ter avisado o árbitro.
Agora, por mais gloriano que seja, tive a impressão de que Jacaré realmente estava impedido no lance do terceiro gol. Não vi nenhuma imagem além da transmitida pela TV Com, mas o comentarista da partida também achou que houve impedimento a partir do replay. Porém, admito: um lance muito rápido. Conspirou contra a “inocência” do bandeira ser o mesmo que não assinalou a irregularidade no gol do Maninho.
Enfim, o erro decisivo foi confirmar o primeiro gol do Cerâmica. Não fosse isso, teríamos mais tranquilidade e vencido por 2 a 1, pelo menos.

De Rossi

Sinto pela torcida, sinto pelos jogadores, mas sinto, especialmente, pelo vice-presidente Sérgio de Rossi. Ele estava no mesmo cargo quando o Glória foi rebaixado, em 2007. Levá-lo de volta ao Gauchão seria uma grande volta por cima para o Serginho, que merecia.

Calma, Adão!


Flagrante da revolta do torcedor Adão Hussein após a eliminação do Glória da Segundona. O cartum, claro, é do Iotti.