quarta-feira, 29 de abril de 2009

Empate dá a classificação

Apenas um desastre tira a classificação do Glória. Mesmo se perder todos os jogos restantes, só uma improvável combinação nas próximas cinco rodadas tira a vaga. Com um ponto amanhã, o Leão estará qualificado matematicamente. Resultados paralelos podem classificar o time mesmo com derrota diante do Panambi.

Desfalques e retornos

O volante Ivanildo, o único, junto com o goleiro Dudu, que começou todas as partidas do Glória na Segundona, recebeu o terceiro cartão amarelo e não joga em Panambi. O ala Serginho, vetado pouco antes da partida contra o Riograndense devido a uma lesão, também não joga. Bagé deve manter Ronaldinho na posição.
Por sua vez, Júnior Negrão e Maurício Oliveira, suspensos na última partida, estão mais uma vez à disposição. Imagino que Negrão reassuma seu lugar naturalmente e que Maurício substitua Ivanildo.

Os campeões do Interior vêm aí

Com o título do Interior decidido e a vitória do Ypiranga, enfim o goleiro Marcelo Pitol e o lateral Marcelo Müller se apresentarão para a disputa da Segundona. Eles têm contrato com o Leão desde janeiro, mas foram liberados para disputar o Gauchão pelo time de Erechim. Segundo o site da “Católica”, Müller chega na quinta; Pitol, na segunda.
A questão, agora, é quanto ao aproveitamento de ambos, se assumirão a titularidade ou disputarão posição. Pitol foi titular durante todo o Campeonato Gaúcho, enquanto Müller perdeu espaço no decorrer da competição. Seja como for, ninguém duvida que serão reforços importantes.

Vídeos no YouTube já!

A questão da RBS TV não ir a Vacaria chamou minha atenção para um fato: não temos vídeo algum no YouTube. Pesquisando a expressão “Glória de Vacaria”, a única coisa que aparece são vídeos postados por adversários como Joinville e Novo Hamburgo. Referente ao Glória, nada! Pena, ainda mais sabendo que todas as partidas, por força de regulamento, são gravadas. Os melhores lances poderiam ser editados e exibidos naquele site.
Do ponto de vista histórico, acho que dois vídeos são fundamentais. O primeiro é o que chegou a ser vendido em Vacaria em 1988, com os melhores momentos de Glória 3x0 Ypiranga, que valeu o título da Segundona. Esse material exibia o campo invadido pela torcida e a confraternização dos jogadores, realizada no Ilha do Mel, o restaurante que ficava em cima do Super Cesa. Se alguém tem a fita, por que não a publica?
Outro vídeo sensacional é o de Inter 1x3 Glória, de 2005, a primeira vitória na casa do adversário. Tenho a quase certeza de que o Alexandre Borges de Souza gravou esse jogo na reprise da antiga TV Guaíba. Fica o apelo para que ele disponibilize esse documento para que o pessoal possa ver chocolate do Leão em cima do Colorado!

Correções

Na classificação que publiquei domingo coloquei o Atlético-Car à frente do Lajeadense. Na verdade, pelos critérios, o time de Lajeado está melhor posicionado, ingressando na zona de classificação. Quanto ao Kléber, atuou em 43 jogos oficiais pelo Glória, e não em 41, como eu havia informado.